Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

domingo, 20 de setembro de 2009

Rainhas[(s)]- Duas atrizes em busca de um coração


Georgette Fadel e Isabel Teixeira interpretam, respectivamente, as rainhas Elizabeth e Maria Stuart, no espetáculo dirigido por Cibele Forjaz. A partir da ideia concebida pelo dramaturgo alemão Friedrich Schiller, que no ano de 1800 escreveu a peça Maria Stuart, a dramaturgia, criada pelas atrizes em conjunto com a diretora, mistura esse encontro fictício entre as duas postulantes à coroa inglesa, no século XVI, e as agruras e particularidades da profissão de atriz.
Essa desconstrução de textos clássicos naõ é novidade em teatro. Aqui mesmo, em Porto Alegre, já tivemos a oportunidade de assistir às demolições de textos como Um bonde chamado desejo, de Tennessee Williams (chamada Endstation Amerika, do diretor alemão Frank Castorf), Gaivota- Tema para um conto curto e Ensaio.Hamlet (ambos da Cia. dos Atores, em versões para textos de Anton Tchekhov e William Shakespeare).
Em Rainhas[(s)] novamente há essa desconstrução, com um resultado por vezes irregular, mas que ganha seus melhores momentos justamente quando deixa-se de lado a obra de Schiller e investe-se na dramaturgia construída pelas atrizes e diretora: fala-se da vida dos atores e de suas dificuldades. Georgette Fadel é uma atriz singular: é inesquecível a Joana que construiu para Gota d'água, apresentada em Porto Alegre há poucos anos. Isabel Teixeira também é excelente (e me lembrou a nossa Sandra Loureiro, fisicamente, especialmente pelos lindos olhos). O jogo entre as duas funciona muito bem, e é muito bem ver duas grandes atrizes duelando. Um belo espetáculo.

2 comentários:

  1. Lembrei também de Sandra Loureiro, na escadaria do camarim do Renascença... Oonde ela anda?

    ResponderExcluir
  2. Tá falando do espetáculo "A torre", não é? Era uma adaptação da "Maria Stuart", também, mas a Sandra Loureiro fazia a Elizabeth. A Luciana Éboli fazia a Stuart. No elenco também o Artur José Pinto, a Letícia Schwartz e o saudoso César Abreu, com direção de João Castro Lima. Lembro bem da descida da Sandra da escadaria dos camarins. E o público ficava também no palco do Renascença. Semelhanças na concepção!

    ResponderExcluir