Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Primeiro as damas

De todos os gêneros, em teatro a comédia é o que mais agrada... como ator. A maioria dos atores que conheço menciona sempre a dificuldade que é interpretar um personagem cômico, no palco, sem cair no exagero gratuito ou no superficial (quando se quer agradar à plateia, a qualquer custo). Eu, no entanto, sempre me identifiquei muito mais com personagens cômicos que com dramáticos. Como plateia, então, seja em teatro, seja em cinema, sou daquele tipo de público que se chama de "difícil": não rio de qualquer bobagem, e o que me conquista é a sutileza, ou o total despudor. Quando fui assistir ao espetáculo Primeiro as damas, que se anuncia como "a primeira stand up comedy do RS", não levava muita fé. Ganhei convite e, portanto, me dispus a assistir. Surpresa minha: Lucas Krug e Cris Pereira são excelentes atores comediantes. Excelentes mesmo, e isso já é meio caminho andado para uma boa comédia. Cris Pereira eu já conhecia do teatro (Adolescer, da Vanja Ca Michel e Os farsantes, do Gilberto Fonseca). O Lucas Krug também já vira em Os sobreviventes, peça dirigida pelo Marcelo Aquino. Mesmo que os personagens que eles interpretam caiam, muitas vezes, no escatológico e na sátira politicamente incorretíssima, isso quase sempre funciona, pois se trata de dois ótimos comediantes, que dominam o timing que é imprescindível para quem trabalha com humor. Os dois, dirigidos (?) por Eduardo Holmes, apostam naquilo que, desde Aristófanes, é jogo ganho: atrair o espectador pelo escatológico. Assim, referências que se seguem aos fluidos corporais, à homossexualidade e um linguajar obsceno são o prato servido por eles. Certo: não é um espetáculo para conscientizar ninguém de nada. Mas, para mim, o prazer que senti ao assistir ao talento desses dois atores valeu a noite.

Um comentário:

  1. Oi Marcelo,

    Tive um problema com o meu mail, mas ainda gostaria de entrevistá-lo para o jornal de Ijuí. Por favor, entre em contato.

    panorama@jornaldamanhaijui.com

    ResponderExcluir