Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PLAZA XAVANTES estreia sexta

O novo espetáculo da Oficina de Montagem da Cia. de Teatro ao Quadrado estreará na próxima sexta-feira, dia 15 de julho: PLAZA XAVANTES é uma comédia ambientada em um condomínio de classe média baixa na periferia de Porto Alegre. Nesse local, repleto de personagens com as mais diversas experiências de vida, desenvolve-se a história, fixada no cotidiano dessas pessoas ao longo de uma segunda-feira qualquer.
O escritor francês Émile Zola (1840-1902), que escreveu romances e adaptou um deles para o teatro (Thérèse Raquin), é considerado o "pai" do Naturalismo na literatura. O Naturalismo surgia, no final do século XIX, como uma tentativa de colocar, sobre o palco, uma "fatia de vida" da sociedade. Em PLAZA XAVANTES não me filiei à ambição de Zola, mas a expressão "fatia de vida" se adequa bem ao texto que escrevi: não há um único conflito que mobilize a todos, mas pequenos nichos dramáticos (e neste caso, cômicos) onde as personagens se mostram em sua rotina, em seu dia-a-dia. Por se tratar de uma comédia, o espetáculo construído a partir do meu texto faz uso das mais diversas técnicas para provocar o riso, todas elas largamente utilizadas, desde Aristófanes, para o deleite das plateias. Em suma, o novo espetáculo da nossa oficina é um exercício para os alunos-atores brincarem com esse gênero, que me encanta pela sua aparente simplicidade, mas que exige de seus intérpretes uma técnica apurada e o famoso timing para que o humor aconteça.
A direção é de Margarida Leoni Peixoto, e no elenco estão Bruna Eltz, Carine Lopes, Diogo Zanella, Fáber Morrudo, Fernanda Viale, Flávia Boabaid, Gissele Fajreldines, Joana Sousa, Karla Kastro, Kelly Goebel, Mafalda Panattieri, Marcello Crawshaw, Mariana Petersen, Mari Pacheco e Pedro Antunes.
Dias 15, 16 e 17 de julho (sexta e sábado às 20 horas e domingo às 18 horas)
No Centro Cultural Cia. de Arte (Andradas, 1780, Centro de Porto Alegre)
Ingressos R$ 10


Um comentário:

  1. CONTAGEM REGRESSIVA! QUEM QUISER SE DELICIAR COM UMA BOA COMÉDIA AMANHÃ, SÁBADO OU DOMINGO, FICA A DICA!

    ResponderExcluir