Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

sábado, 31 de dezembro de 2011

Ari Ari Ari Dunkon Bomgim Farzin

Em 2012, que os desejos se concretizem, que os reconhecimentos venham, que a felicidade se instale permanentemente.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

2011 foi um ano dramatúrgico

Em 2011, três espetáculos de teatro com textos escritos por mim estiveram em cartaz nos palcos de Porto Alegre. Normalmente escrevo duas peças por ano (uma no primeiro e outra no segundo semestre), para serem montadas na Oficina de Montagem de Espetáculo da Cia. de Teatro ao Quadrado, e que são dirigidas pela Margarida Leoni Peixoto, mas neste 2011 ainda tive a felicidade de ter encenada uma peça de teatro para crianças, com direção da Lúcia Bendati:
 
A CÃOFUSÃO- UMA AVENTURA LEGAL PRA CACHORRO
Estreou em abril, e após 12 indicações ao Prêmio Tibicuera, recebeu 5 troféus, incluindo Melhor Espetáculo, se tornando a peça de teatro mais premiada do ano em Porto Alegre (sem contar os 7 troféus recebidos no Fenata, em Ponta Grossa).

PLAZA XAVANTES
Resultado da nossa oficina de montagem de espetáculo, estreou em julho, com um elenco super afinado de alunos-atores. A história se passava em um condomínio de classe média baixa, na periferia de Porto Alegre, mostrando um dia na vida de divertidos e por vezes extravagantes personagens.

RECANTO DO CISNE
Também resultado da Oficina de Montagem de Espetáculo da Cia. de Teatro ao Quadrado, com estreia em dezembro, essa comédia ambientada na clínica geriátrica que dá título à peça contava a história de uma velhinha serial killer que matava suas colegas de internação, em busca de umas famigeradas joias enterradas no quintal.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Teatro ao Quadrado comemora 10 anos em 2012

Matéria publicada no jornal Correio do Povo de hoje, a partir de entrevista com a jornalista Vera Pinto, com foto de Mauro Schaefer:
Grupo celebra dez anos com musical de Molière
Artimanhas de Scapino é o musical farsesco, protagonizado por Marcelo Adams e dirigido por Margarida Leoni Peixoto, que celebra os 10 anos da Cia. Teatro ao Quadrado. Com estreia dia 29 de junho, no Theatro São Pedro, integra o projeto contemplado com o Prêmio Funarte Myriam Muniz, composto por leituras dramáticas de Molière e apresentações de Goela Abaixo.
Um criado esperto, faminto e sedutor elabora estratégias para conseguir seus objetivos, metendo-se em várias confusões. Seus dois patrões pedem que interceda para que consigam seus intentos amorosos. Através das artimanhas que inventa, ele deve enganar os pais das duas mocinhas pelas quais a dupla está apaixonada. "Eles ganham mal, sempre têm fome e são sedutores, então os patrões os usam. Enganam os outros, mas são carismáticos", diz Margarida, que ministra com Marcelo oficinas teatrais regulares, na Cia. de Arte, em turmas mistas dos níveis Iniciante e Intermediário.
Para dar vida a esta trama, inspirada na commedia dell''arte e cujo ponto alto é a fisicalidade, subirão ao palco Claudia Lewis, Luísa Herter, Carlos Cunha Filho, Carlos Paixão, Gustavo Susin, Marcelo Mertins e Vinícius Meneguzzi. Completam a ficha técnica Élcio Rossini na cenografia; Rô Cortinhas, no figurino; Fernando Ochôa, na iluminação; Marcos Chaves, na trilha sonora e Larissa Sanguiné, na coreografia. Mas a parceria do casal não é bem-sucedida apenas na profissão: em 2012 comemoram 10 anos de casamento.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Václav Havel, o autor de Goela abaixo, morreu

 
Faleceu no dia 16 de dezembro, na República Checa, Václav Havel, um dos nomes mais importantes do século na luta pelos direitos humanos. Havel foi presidente daquele país de 1993 a 2003, indicado ao Prêmio Nobel da Paz e autor de várias peças teatrais, poemas e ensaios tratando dos mais variados temas.
Nós da Cia. de Teatro ao Quadrado temos uma admiração enorme pelo legado de Havel, especialmente sua dramaturgia, de qualidade inestimável. O Teatro ao Quadrado apresentou o teatro de Havel aos palcos gaúchos através de duas peças encenadas em Porto Alegre: GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES?, em 2003, e BURGUESES PEQUENOS, em 2006, que ainda permanecem sendo as únicas montagens gaúchas para textos de Havel.
GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES?, aliás, voltará para sua tradicional temporada dentro do Porto Verão Alegre 2012, de 7 a 12 de fevereiro, no Teatro de Arena. O grande diferencial de nossa montagem é que oferecemos cerveja gratuitamente para o público beber enquanto assiste à peça, já que a ação dessa etílica comédia se passa em uma cervejaria.
Estamos em contato com uma conceituada cervejaria do nosso estado para patrocinar a distribuição da cerveja para o nosso público. Assim que fecharmos a parceria, divulgo por aqui.
Estamos de luto pela morte desse grande homem, mas felizes por continuar encenando sua obra, que é autobiográfica, já que Václav Havel trabalhou em uma cervejaria tcheca nos anos 1970, da mesma forma que a personagem que eu interpreto, ao lado de Margarida Leoni Peixoto (maravilhosa como o Mestre-cervejeiro). Em fevereiro tem mais!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

5 maneiras de fechar os olhos

O longa metragem produzido pelos alunos do curso de Produção audiovisual da PUCRS terá uma exibição nesta quinta-feira. Faço parte do elenco, junto de muitos outros atores gaúchos, entre eles Carlos Paixão, Márcia do Canto, Áurea Baptista, Júlio Conte, Luís Franke e Rossendo Rodrigues. Vale a pena conferir, o roteiro é muito bom, e tenho certeza que o filme ficou uma beleza.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Recanto do cisne nos dias 13, 14 e 15 de dezembro


Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, às 20h30min, no Centro Cultural Cia. de Arte (Andradas, 1780- Centro Histórico de Porto Alegre), estará em cartaz o novo espetáculo da Oficina de Montagem de Espetáculo da Cia. de Teatro ao Quadrado, RECANTO DO CISNE, com direção de Margarida Leoni Peixoto para o texto de Marcelo Adams. Desta vez, a história se passa em um casa geriátrica, onde um divertido grupo de idosos tem seu cotidiano abalado por uma série de crimes misteriosos. No elenco, estão os alunos-atores Adriane Guerreiro, Ana Maria Mattos, Daiane Letícia, Fernanda Viale, Flávia Boabaid, Kellen Linhares, Kelly Goebel, Leonardo Covi, Mafalda Panattieri, Maurício Schames, Paula Piussi, Rodrigo Obregon e Sónia Magina. Na ficha técnica constam ainda o cenário de Valéria Verba, a iluminação de Wagner Duarte e a maquiagem de Nikki Goulart.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Ariane Mnouchkine entre nós

Não é todo dia que temos a oportunidade de estar ao lado de mentes brilhantes como a da encenadora francesa Ariane Mnouchkine, uma lenda viva da história do teatro. Antes de assitir ao deslumbrante Os náufragos da Louca Esperança, Ariane nos brindou com sua simpatia e disponibilidade para estar junto de mim e da Margarida nessa foto. O espetáculo, como era de se esperar em uma produção do Théâtre du Soleil, beira a perfeição técnica e o virtusiosismo nas atuações. E ainda tematiza o cinema, minha segunda maior paixão após o teatro, e que foi o responsável por eu ter me aproximado das artes cênicas, desde meus tempos de criança.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A cãofusão: 12 indicações ao Prêmio Tibicuera

Recorde de indicações do teatro de Porto Alegre em 2011, A CÃOFUSÃO- UMA AVENTURA LEGAL PRA CACHORRO emplacou 12 nominações no Prêmio Tibicuera de teatro para crianças. Lá vão as indicações:
Melhor espetáculo
Melhor direção: Lúcia Bendati
Melhor dramaturgia: Marcelo Adams
Melhor ator: Ricardo Zigomático
Melhor atriz: Fernanda Petit
Melhor ator coadjuvante: Cassiano Fraga
Melhor ator coadjuvante: Daniel Colin
Melhor atriz coadjuvante: Letícia Paranhos
Melhor trilha sonora: Álvaro RosaCosta
Melhor figurino: Cláudio Benevenga e Zélia Mariah
Melhor iluminação: Fernando Ochôa
Melhor produção: Rodrigo Ruiz
Eu, particularmente, fico muito feliz com minha indicação ao prêmio de Melhor Dramaturgia. A cãofusão é minha primeira peça infantil encenada, e eu não poderia esperar resultado melhor com essa equipe maravilhosa que se juntou para dar vida às minhas personagens. Parabéns a todos, e estou torcendo!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A cãofusão encerrando o ano!

Sábado e domingo acontecem as últimas apresentações de 2011 de A CÃOFUSÃO- UMA AVENTURA LEGAL PRA CACHORRO. Vá conferir!