Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

terça-feira, 4 de junho de 2019

O POLVO NO PROJETO NOVAS CARAS


O polvo, espetáculo teatral escrito e dirigido por mim, é formado por oito cenas que tratam de temas desconcertantes e provocativos. Expondo os afloramentos e os subterrâneos da vida em sociedade, aborda temas duros como violência contra mulheres, pedofilia, incesto, eutanásia, mas também há espaço para tratar de relacionamentos homoafetivos, empoderamento feminino e relações intrafamiliares. O espetáculo pode ser lido por meio da imagem metafórica do polvo, animal dotado de oito tentáculos cujas ventosas se agarram aos objetos que deseja alcançar. A exemplo de um polvo, a encenação também propõe breves e intensas experiências aos espectadores-testemunhas, que são tocados pela contundência emocional de cada cena e confrontados com a urgência dos temas apresentados: violências físicas e emocionais com as quais se deparam as personagens. 
 A trilha sonora do espetáculo foi criada especialmente para a encenação e é executada ao vivo pelo elenco, que ocupa o espaço cênico de forma a ficarem próximos aos espectadores, enfatizando a sutileza dos trabalhos de atuação.
 O polvo, que será apresentado em Porto Alegre no Projeto Novas Caras da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, foi criado na graduação em Teatro: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), sediada na cidade de Montenegro/RS. A dramaturgia e a direção do espetáculo são de Marcelo Ádams e o elenco é formado por alunos e alunas da universidade. Estão em cena: Ândy, Caroline Costa, Denise Cruz, Eduardo Fronckowiak, Evandro Samuel, Gabriele Manteze, Jaqueline Mayer, João Pedro Corrêa, Luana Corrêa, Maria Carolina Aquino, Mari Mü, Matheus Ramires, Tiago Bayarri e Yuri Niederauer. As fotos são de Victória Sanguiné e de Gabriele Manteze.



Serviço

O polvo – espetáculo teatral

Local: Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Verissimo, 307, Porto Alegre/RS)

Datas: Dias 4, 11, 18 e 25 de junho, sempre às terças-feiras

Horário: 20 horas

Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para estudantes, classe artística e sêniores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário