Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

sábado, 18 de agosto de 2018

19 DE AGOSTO, DIA DO ARTISTA DE TEATRO

19 de agosto, Dia do Artista de Teatro*

POR MARCELO ÁDAMS - PROFESSOR DA GRADUAÇÃO EM TEATRO- LICENCIATURA 
Quando se fala de "artistas de teatro", categoria dos profissionais que são celebrados no dia 19 de agosto, se está tratando de várias e especializadas funções que compõem o amplo espectro contido naquela denominação. Podem ser caracterizados dessa forma atores e atrizes, encenadoras e encenadores, dramaturgos e dramaturgas, mas também profissionais de cenografia, figurinos, iluminação, maquiagem e por aí vai, tão rica, agregadora e acolhedora é a arte teatral. Finalmente, e certamente com a mesma importância, está o professor de Teatro, que na maioria das vezes se encontra na gênese da formação da maioria dos profissionais antes citados. Partindo do pressuposto de que para exercer as funções complexas e criativas que fazem parte do universo teatral são necessárias técnicas e conhecimentos aprofundados, o professor de Teatro é, de forma privilegiada, o profissional que difundirá a tradição e buscará a inovação nas artes da cena.
O curso de Teatro - Licenciatura da Uergs forma professores-artistas que, uma vez inseridos no mercado de trabalho, terão uma função cada vez mais importante no mundo em que vivemos, no qual a crescente presença de tecnologias em nosso dia a dia nos conduz, muitas vezes, a um afastamento do contato humanizado, presencial. Poder-se-ia pensar: uma arte com uma história tão antiga como o Teatro, que já conta com mais de dois milênios de existência, ainda é relevante nesse planeta informatizado, conectado e virtual? A resposta é simples: a arte do Teatro tem a missão e o instrumental para proporcionar ao ser humano aquilo que a mais avançada das tecnologias não é capaz: o contato próximo com o artista, a reflexão crítica, o entretenimento, a empatia com o outro, a consciência da diversidade da nossa espécie, entre outras coisas. Um mundo crescentemente robotizado tem, no Teatro, um contraste vivo.
Formar professores de Teatro, como fazemos na Uergs, é entender que as micro ações influenciam o mundo macro. Uma professora de Teatro que trabalhe com crianças ou adolescentes não terá como objetivo último formar artistas, mas sim fazer ressoar em seus alunos uma experiência de incontestável valor humano e pedagógico: saber colocar-se no lugar dos outros, vivendo ou inventando personagens que, por serem diferentes de si, exercitam a consciência da alteridade. A socialização e o incentivo aos sentimentos de pertencimento a um grupo (ou a diferentes grupos) são duas das importantes contribuições que a arte teatral compartilha com quem se dispõe a partilhar dessa experiência. A vivência da/em arte, nas mais variadas formas, seja como praticante ou como espectador, é uma das alternativas mais eficazes para construirmos um mundo melhor a ser vivido em comum.
* Texto publicado originalmente no site da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul http://www.uergs.edu.br/artigo-dia-do-artista-de-teatro-19-de-agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário