Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

terça-feira, 30 de março de 2010

O que é vanguarda?

O Dicionário do teatro brasileiro (São Paulo: Perspectiva, 2006), em verbete escrito por Silvana Garcia, define vanguarda como "uma produção artística que avança para além dos conceitos e recursos consagrados pela sua época, projetando uma sensibilidade futura através da ampliação antecipada das fronteiras estéticas". A expressão "vanguarda" foi associada, historicamente, àqueles artistas surgidos entre o final do século XIX e início do XX, e no Brasil foi utilizada para denominar alguns escritores e artistas plásticos aparecidos após 1922 e a Semana de Arte Moderna.
É preciso refletir, ainda, que a vanguarda muitas vezes é considerada incompreensível ou inacessível para os receptores da época em que é produzida, porque talvez careça daquilo que a arte tem como uma das principais funções: a comunicação. A arte que não comunica muitas vezes é chamada de vanguarda, como uma desculpa para a falta de diálogo com quem a frui. É arte aquilo que não "chega" no público? Sim (pode ser)! É comunicação? Não!
Não ser arte, mas um engodo, é uma questão diferente de comunicar ou não. Desnecessário mencionar uma série de artistas ignorados ou agredidos por seus contemporâneos, descobertos décadas depois (Qorpo Santo é um exemplo local).
Ser propositalmente incompreensível talvez não seja uma má ideia, em alguns casos. Por vezes, pode ser imaturidade, busca por um caminho, tentativa de perenidade...

4 comentários:

  1. Dileto Marcelo:
    Simplesmente "ótimos" Teus pareceres nesse texto. Ao lê-lo, lembrei-me do livro "A Necessidade da Arte", do Ernst Fischer, com introdução pelo antigo Círculo do Livro do Antonio Candido.
    Apesar do Teu texto parafrazeado, induz o leitor ao deleite da meditação sobre a temática.
    Valeu muitíssimo. Parabens.
    Abraços e:
    "ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ"
    Luiz de Almeida & Blog Retalhos do Modernismo

    ResponderExcluir
  2. muito bom este blog!

    estão de parabéns ;D

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que vc coloca como Vanguarda!!

    ResponderExcluir