Marcelo Ádams

Marcelo Ádams

sábado, 30 de junho de 2012

ARTIMANHAS DE SCAPINO: uma visão da estreia

Da cabine do Theatro São Pedro, nosso iluminador, o Fernando Ochôa, tirou essas fotos da apresentação de estreia de ARTIMANHAS DE SCAPINO.
Ainda tem duas oportunidades para assistir nosso espetáculo no maravilhoso teatro administrado pela dona Eva Sopher: hoje, dia 30 de junho, sábado, às 21 horas, e amanhã, domingo, às 18 horas. Não perca!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ARTIMANHAS DE SCAPINO ESTREIA HOJE NO THEATRO SÃO PEDRO

Hoje finalmente entregamos ao público o resultado de meses de trabalho. ARTIMANHAS DE SCAPINO foi gestado há mais de um ano, e neste dia estreia, como parte da comemoração de 10 anos de existência da CIA DE TEATRO AO QUADRADO. Nessa década de trabalho, eu e a Margarida nos dedicamos integralmente à nossa arte: o teatro é sempre o tema principal de nossas conversas, seja no trabalho artístico propriamente dito, seja como professores de teatro, que ambos somos. A arte cênica ocupa nossos pensamentos, e isso é o simples reflexo de algo evidente: amamos o que fazemos.
Desta vez, com nosso retorno ao genial Molière, nos cercamos de uma equipe sensacional, tanto sobre o palco como nos bastidores. Estamos orgulhosos dessa aventura que todos aceitaram viver conosco, e agora, esperamos ansiosos por aqueles que são, efetivamente, o sentido de ser de nosso trabalho: os espectadores. Esperamos que sejam muitos e carinhosos. Que nos estimulem e nos embalem com suas reações e risos. Que nos recebam de coração aberto e olhos curiosos. Que sejam tão felizes como nós somos, do lado de cá da cortina.
Merde para ARTIMANHAS DE SCAPINO!
29 e 30 de junho e 1º de julho no Theatro São Pedro. Ingressos à venda na bilheteria.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

ARTIMANHAS DE SCAPINO, está chegando a hora...

ARTIMANHAS DE SCAPINO
DIAS 29 e 30 DE JUNHO e 1º DE JULHO
NO THEATRO SÃO PEDRO DE PORTO ALEGRE

FICHA TÉCNICA

Texto: Molière

Tradução: Carlos Drummond de Andrade

Direção: Margarida Leoni Peixoto

Elenco: Marcelo Adams, Claudia Lewis, Gustavo Susin, Luísa Herter, Marcelo Mertins e Vinícius Meneguzzi

Atores convidados: Carlos Paixão e Paulo Vicente

Cenografia: Élcio Rossini

Figurinos: Cláudio Benevenga

Trilha sonora e preparação vocal: Marcos Chaves

Letras das canções: Marcelo Adams

Coreografias e preparação corporal: Larissa Sanguiné

Iluminação: Fernando Ochôa

Fotos: Júlio Appel

Programação visual: Pingo Alabarce

Maquiagem: Margarida Leoni Peixoto

Costureiras: Naray Pereira e Eronita Schaeffer

Divulgação: Bebê Baumgarten

Bilheteria: Renata Savaris

Produção e realização: Cia. de Teatro ao Quadrado

Patrocínio: Funarte- Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2011

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ARTIMANHAS DE SCAPINO EM VERSÃO DA DISNEY

A Editora Abril, que publica as revistas em quadrinhos da Disney no Brasil, edita um almanaque chamdo DISNEY- CLÁSSICOS DA LITERATURA. Trata-se de versões em quadrinhos de grande clássicos da literatura e da dramaturgia universal, vertidos para a linguagem da Disney, e com personagens velhos conhecidos vivendo figuras Os três mosqueteiros, Hamlet, O mágico de Oz, Guerra e paz, Crime e castigo, O médico e o monstro, Fausto e O fantasma da ópera, para ficar em apenas alguns dos mais de 30 almanaques já lançados.
Claro que Molière, o maior comediógrafo de todos os tempos, não poderia ficar de fora, e no número 27 dessa revista, está lá a versão Disney para ARTIMANHAS DE SCAPINO. O meu personagem, nessa releitura, é vivido pelo Pateta, o cachorro mais atrapalhado das histórias em quadrinhos.

A universalidade e atemporalidade de Molière são evidentes, e nossa versão para ARTIMANHAS DE SCAPINO procura honrar essa tradição apresentando um espetáculo de grande apelo visual e sonoro, recheado de canções originais e coreografias, com toda a exuberância da Commedia dell'Arte, a quem o autor homenageou nessa deliciosa comédia.
Estreia dia 29 de junho no Theatro São Pedro de Porto Alegre!

ARTIMANHAS DE SCAPINO: o cartaz oficial

Esse é o cartaz de nossa montagem de ARTIMANHAS DE SCAPINO. Está lindo! Como todo trabalho em teatro, que é caracterizado pela colaboração em grupo, esse maravilhoso resultado é obra de três pessoas: eu criei o conceito do "Scapino manipulador", que faz o que quer das outras personagens, como se fossem bonecos. As fotos foram clicadas por Júlio Appel, esse grande artista da imagem, com quem trabalhamos já há alguns anos. Por fim, e concretizando o que não passava no início de uma ideia, vem o trabalho do Pingo Alabarce, que além de ator é um excelente artista gráfico, e que fez acontecer o trabalho através de seus softwares.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

GOELA ABAIXO: mais uma semana em Caxias do Sul


GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES? continua em cartaz em Caxias do Sul.

MARCELO ÁDAMS em ARTIMANHAS DE SCAPINO

Já tive a oportunidade de interpretar personagens de Molière em duas outras ocasiões: em 2004, como o Arnolfo de Escola de mulheres...

...e em 2008, como o Sganarello de O médico à força. Com esse espetáculo, recebi o meu segundo Prêmio Açorianos de Melhor Ator. O espetáculo recebeu naquele ano, ainda, o Açorianos de Melhor Figurino (para Rô Cortinhas) e o Troféu RBS Cultura de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular.

Em 2008, fiz Édipo, com direção de Luciano Alabarse, a partir da tragédia de Sófocles.

Em 2006 recebi meu primeiro Açorianos de Melhor Ator por O homem e a mancha, espetáculo dirigido por Luciano Alabarse, a última peça escrita por Caio Fernando Abreu.

Em 2010, fiz o Professor psicopata de A lição, de Eugène Ionesco, um dos mais célebres textos do Teatro do Absurdo.

Dia 29 de junho estreia, no Theatro São Pedro, ARTIMANHAS DE SCAPINO, minha nova incursão por Molière. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro.
Venha conferir o espetáculo que comemora os 10 anos da Cia. de Teatro ao Quadrado!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

GOELA ABAIXO EM CAXIAS DO SUL

GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES? vai aterrisar em Caxias do Sul para uma mini-temporada de seis apresentações. O convite veio da Companhia de Teatro Tem Gente Teatrando, uma das mais importantes da região, que mantém ainda, desde 1989, uma Escola de Teatro e um espaço teatral propriamente dito, onde nos apresentaremos. A Tem Gente Teatrando dá andamento ao projeto Teatro Para Todos, que leva a Caxias do Sul, mensalmente, espetáculos de destaque para a plateia local. Por exemplo, em março esteve por lá o excelente monólogo Maldito coração, me alegra que tu sofras, com Ida Celina dirigida por Mauro Soares, sobre o texto de Vera Karam.
Apresentaremos nosso espetáculo nos dias 9, 10 e 11 e 16, 17 e 18 de junho (sextas, sábados e domingos), às 20 horas no espaço da Tem Gente Teatrando (Olavo Bilac, 300, bairro São Pelegrino, Caxias do Sul). Continuamos nossa parceria com a Cerveja Província, e levaremos a Caxias essa deliciosa bebida para oferecer aos nossos espectadores.
Maiores informações em www.temgenteteatrando.com.br

MARCELO MERTINS em ARTIMANHAS DE SCAPINO

Marcelo Mertins em imagem de O feio, espetáculo com texto do alemão Marius von Mayenburg, dirigido por Mirah Laline, que está em cartaz no teatro do Instituto Goethe, até 24 de junho.

Nesta foto, Marcelo em A bilha quebrada, espetáculo dirigido por Clóvis Massa em 2011, que foi onde conheci o trabalho desse jovem ator tão talentoso.

Em 29 de junho, Marcelo Mertins estreia ARTIMANHAS DE SCAPINO, de Molière, no Theatro São Pedro de Porto Alegre. Desta vez, Marcelo será o criado Silvestre, comparsa de Scapino nas artimanhas que os dois aprontam.
Não perca!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

GOELA ABAIXO COM ENTRADA FRANCA: 10 ANOS DE TEATRO AO QUADRADO

Em 2012, a CIA. DE TEATRO AO QUADRADO completa 10 anos de trajetória. Nesta década de trabalho, em que montamos nove espetáculos, a peça que há mais tempo permanece em cartaz é GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES?, que estreou há sete anos.

Para comemorar esse aniversário, e preparando o lançamento da mais nova produção da companhia, ARTIMANHAS DE SCAPINO, que estreia no dia 29 de junho no Theatro São Pedro, faremos uma apresentação de GOELA ABAIXO com ENTRADA FRANCA.

Dia 8 de junho, sexta-feira, às 20 horas no Teatro de Arena (Borges de Medeiros, 835- Centro de Porto Alegre). A parceria com a CERVEJA PROVÍNCIA está garantida, e a já tradicional distribuição de cerveja aos espectadores vai deixar todo mundo no clima da peça!

Então está feito o convite:
GOELA ABAIXO OU POR QUE TU NÃO BEBES? com ENTRADA FRANCA.
Dia 8 de junho, às 20 horas.
Senhas 1 hora antes do espetáculo.

Venha comemorar com a gente os 10 anos da
CIA. DE TEATRO AO QUADRADO!

Texto: Václav Havel
Direção: Marcelo Adams
Elenco: Marcelo Adams e Margarida Leoni Peixoto
Figurinos: Rô Cortinhas
Iluminação: Wagner Duarte
Classificação etária: 12 anos
Duração: 75 minutos

segunda-feira, 4 de junho de 2012

GUSTAVO SUSIN em ARTIMANHAS DE SCAPINO

O Gustavo é o arregalado da esquerda, na imagem do espetáculo Play Beckett- enquanto espero, jogo, acompanhado de Alexandre Dill.

Nesta imagem, do espetáculo Fenícias de Eurípides, Gustavo lembra um hindu, não é?

Em Legalidade, o musical, dirigido por Luciano Alabarse em 2011, o Gustavo (de bigodón) fazia parte do coro de manifestantes pró-Legalidade.

Em 2012 encarnou a personagem Espinha, o sensível estudante de Inimigos de classe, dirigido por Luciano Alabarse.

No dia 29 de junho, Gustavo Susin estreia no Theatro São Pedro seu novo espetáculo, ARTIMANHAS DE SCAPINO, vivendo o celebrativo Leandro, outro dos inammorati da brilhante comédia de Molière.

domingo, 3 de junho de 2012

CLAUDIA LEWIS em ARTIMANHAS DE SCAPINO

Em 2008, Claudia fez parte de nossa montagem de O médico à força, do mesmo Moliére de quem agora encenamos ARTIMANHAS DE SCAPINO. Ela vivia a ama de leite Jaquelina, constantemente assediada pelo falso médico Sganarello, com direção de Margarida Leoni Peixoto.

Claudia também interpretou a empregada Jussara, em 2010, em Mães & Sogras, a partir do texto de Leandro Sarmatz, com direção minha.

Na tragédia de Eurípides Ifigênia em Áulis + Agamenon, de 2011, dirigida por Luciano Alabarse, Claudia fazia parte do coro, e podemos vê-la bem no centro da foto, agachada à frente de Carlos Cunha Filho.

Em 2011, Claudia foi indicada ao Prêmio Açorianos de Melhor Atriz por seu trabalho em A bilha quebrada, de Heinrich von Kleist, sob a direção de Clóvis Massa, vivendo a sisuda dona Marta.

No dia 29 de junho, no Theatro São Pedro, nossa parceira constante dos palcos estreia em ARTIMANHAS DE SCAPINO, desta vez como a egípcia Zerbineta, o interesse amoroso do jovem Leandro. Não perca!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

VINÍCIUS MENEGUZZI em ARTIMANHAS DE SCAPINO

Eu e o Vinícius Meneguzzi já atuamos algumas vezes juntos. Em 2009, no segmento Górgias ou Discurso sobre a retórica, do díptico Platão dois em um, dirigido por Luciano Alabarse, eu fazia o velho filósofo Sócrates, e a personagem vivida pelo Vinícius era um de meus mais aguerridos seguidores (os dois estamos na foto acima).

E o Vinícius já tem uma considerável experiência com a dramaturgia de Molière, já que ARTIMANHAS DE SCAPINO será o terceiro texto do francês no qual ele atua. Aí acima está uma imagem de O avarento, de 2009, dirigido por Gilberto Fonseca no Grupo Farsa: Vini, João Pedro Madureira e Ariane Guerra, nesta ordem na foto.

Nesta outra foto, o Vinícius está em uma cena de Tartufo, de 2011, também dirigida por Gilberto Fonseca no Farsa.

E como nem só de Molière se faz a carreira de um excelente ator, aí está o Vinícius em cena de Cara a tapa, de 2011, da vai!ciadeteatro, com direção de João Pedro Madureira. Aliás, a peça está em cartaz no Teatro Renascença, até 17 de junho, e eu recomendo!

E para encerrar esta breve retrospectiva dos trabalhos do Vinícius, uma imagem de Dois idiotas, espetáculo de teatro para crianças que deu a ele o Prêmio Tibicuera de Melhor Ator de 2008. Ah, o Vini é o idiota de verde.

A partir de 29 de junho, no Theatro São Pedro, todos poderão conferir mais um excelente trabalho do nosso querido Vini, desta vez como o innamorato Otávio, em ARTIMANHAS DE SCAPINO.